sábado, 31 de outubro de 2009

Radioatividade...? Um Monstro?


-O que é Radioatividade?-


Toda a matéria é composta por átomos. Os átomos são constituídos por um núcleo (composto por próton, com carga positiva, e neutrons, sem carga) ao redor do qual giram os elétrons, com cargas negativas.


A radioatividade é um processo natural decorrente da liberação de energia de um núcleo atômico cuja relação
entre o número de prótons e de neutrons resulta em uma configuração instável; o processo modifica a relação próton/neutrons do núcleo e leva a configurações estáveis (não radioativas). O ambiente no qual vivemos é naturalmente radioativo. Por exemplo, respiramos Carbono 14, que é radioativo, e é formado a partir da interação das radiações cósmicas com a atmosfera; comemos bananas que apresentam em sua composição Potássio 40, com núcleo instável, emissor de raios gama, entre outros. Vivendo em um ambiente radioativo, os seres humanos, e todos os demais seres vivos, são naturalmente radioativos. O problema está na quantidade de radiação à qual estes seres venham a ser expostos: acima de certo nível a exposição às radiações provoca, no corpo humano, e nos demais seres vivos, algumas reações adversas:

* a geração de radicais livres, provocando oxidação nas moléculas biológicas (DNA, etc.);
* alterações no material genético, impedindo as células de se reproduzirem;
* alterações na material genético, levando à transformação celular que, eventualmente, e em função de uma série de fatores que incluem características próprias e a predisposição do indivíduo irradiado, pode degenerar em câncer.

Mas níveis baixos de radiação são absorvidos sem maiores conseqüências pelas células do corpo humano, que possuem mecanismos de defesa e de recuperação. Segundo as cientistas, os estudos disponíveis, relativos à questão da exposição à baixas doses de radiação, não são conclusivos quanto à indução, ou não, de cânceres em seres humanos. Na falta de embasamento científico assume-se que, no que diz respeito a exposições à radiação resultantes de atividade humana, deve imperar a prudência: as doses devem ser as menores possíveis, dentro do razoável, considerados os fatores econômicos e sociais envolvidos.

Informe suplementar à palestra proferida pela Dra. Novailhetas e pela Engª Lauria
http://www.brooklin.com.br/reportagens/palestraradioatividade2000abr25.htm
Abril 25, 2000

Por: Levi Murici

9 comentários:

  1. Os elementos radioativos, quando bem manipulados, podem ser úteis ao seres humanos. O césio-137, por exemplo, é muito utilizado em tratamento de tumores cancerosos.

    A humanidade convive no seu dia-a-dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais de radiação (os elementos radioativos que existem na superfície da Terra ou os raios cósmicos que vêm do espaço), seja pelas fontes artificiais, criadas pelo próprio homem: o uso de raios X na medicina, as chuvas de partículas radioativas produzidas pelos testes de armas nucleares, etc.

    ResponderExcluir
  2. Quando nós pensamos em radioatividade pensamos em morte destruição... "A o humanidade foi ferida apos a bomba de hiroshima" Saber que a radioatividade esta na nossa vida é bem legal^^

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A radioatividade pode ser:

    * Radioatividade natural: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e polui o meio ambiente.
    * Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações
    È uma coisa q se vc entrar em contato, vai ficar doente p o resto da vida e ainda transmite p outras pessoas...

    ResponderExcluir
  5. Radiatividade...

    Essa propiedade que certas matérias têm de emitir raios espontaneamente...
    A radiações que podem ser emidas por núcleos de matériais radiativo são:raios alfas (a),raios beta (b) e raios gama (y).Essas radiações têm componentes destintos ao atravessar um campo elétrico no vácuo ou a matéria...

    ResponderExcluir
  6. Radiatividade...

    é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de enviar radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis...

    ResponderExcluir
  7. precisamos tre cuidado com a radiação de todos os tipos, pos podem trazer prejuisos a nossas vidas.

    ResponderExcluir
  8. bem legal um blog falando sobre radiação, acaba tirando varias duvidas das pessoas como eu.

    ResponderExcluir
  9. Radioatividade é um fenômeno natural pelo qual os núcleos dos átomos de alguns elements emitem radiações espontaneamente de modo a adquiriram estabilidade.

    Luma Adriele de Oliveira Melo.

    ResponderExcluir