terça-feira, 27 de outubro de 2009

Curiosidades!!!

A Saborosa
-Castanha do Pará!-


A castanha-do-pará é uma das mais saborosas e nutritivas castanhas e também uma de minhas favoritas.Foi com grande surpresa que encontrei um artigo dizendo que a castanha -do-pará é o alimento natural mais radioativo do mundo, concentrando, num cálculo estimado, 1000 vezes mais radiação que o segundo colocado.

A castanheira (Bertholletia excelsa) possui uma extensa e complexa rede de raízes que coleta uma grande quantidade de rádio do solo, armazenando essa radiação na parte carnosa da castanha. De acordo com as pesquisas, a extensão das raízes seria o fator responsável pela quantidade incomum de radiação e não a alta concentração do elemento rádio no solo.

Apesar da radioatividade encontrada na castanha-do-pará ser a maior entre todos os alimentos, não existe nenhuma recomendação especial ou restrição ao seu consumo, sendo até muito recomendada por seu alto valor nutricional.Mesmo estando no topo da lista, a castanha-do-pará não acumula ou irradia mais do que os níveis aos quais estamos expostos no nosso dia-a-dia.


Por: Rodrigo Dórea


-Celulares Menos Radioativos-


O site do Environmental Working Group, criou um ranking que mede a radioatividade dos celulares. Confira o Top 10 dos menos radioativos.

1º. Audiovox XV6600 - 0.12 W/kg de radiação
2º. Motorola V.101 - 0.14 W/kg
3º. Motorola V.100 - 0.14 W/kg
4º. Sony Ericsson T292a - 0.15 W/kg
5º. Motorola MOTOKRZR K3 - 0.17 W/kg
6º. Samsung SGH-s105 - 0.18 W/kg
7º. Motorola MPx200 - 0.20 W/kg
8º. Nokia 9300i - 0.21 W/kg
9º. Nokia N90 - 0.22 W/kg
10º. Nokia 7710 - 0.22 W/kg


Por : Rodrigo Dórea


-Bombas Atômicas-

Em 6 de agosto de 1945 caiu a primeira bomba atômica em Hiroshima e três dias depois a segunda bomba atômica em Nagasaki. Foram quase 200 mil mortos nestes que foram os piores e mais cruéis ataques de todos os tempos. Neste texto não será discutido as razões da utilização das bombas atômicas e nem como a humanidade utiliza o conhecimento científico, em outro momento é escrito sobre a insatisfação de muitos, como o conhecimento científico é tratado.


Uma conseqüência importante da relatividade é a equivalência entre massa e energia prevista por Einstein. Esta equivalência é demonstrada pela mais conhecida de todas as equações da Física:


E=m.c2


Em 1939, em plena segunda guerra mundial, os cientistas sabiam que, se um átomo pudesse ser dividido em dois, onde a soma das massas destes fosse menor do que a do primeiro, essa diferença de massa corresponderia a uma quantidade de energia imensa.


Temendo que a Alemanha pudesse adquirir tecnologia suficiente para a fabricação de um armamento que utilizasse tal conhecimento científico, um grupo de cientistas persuadiu Einstein a escrever uma carta ao presidente dos Estados Unidos alertando-o sobre o perigo. Após esta carta os Estados Unidos iniciaram o Projeto Manhattan com o objetivo de construir a bomba atômica.


Em 1942 a equipe do Projeto Manhattan já conseguia produzir uma reação atômica em cadeia e foram mais 3 anos de pesquisas e testes até a bomba atômica ficar pronta.


A bomba atômica é uma arma cuja energia liberada tem o poder de destruir uma cidade. Neste tipo de bomba osde menor massa. Nesse processo de fissão nuclear libera outros nêutrons que irão bombardear outros núcleos desencadeando uma reação em cadeia. A energia liberada neste processo é imensamente grande.



Por: Levi Murici




-Radiação Solar-



Radiação solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação eletromagnética. Cerca de metade desta energia é emitida como luz vísivel na parte de frequência mais alta do espectro electricomagnético e o restante na do infravermelho próximo e como radiação ultravioleta.

A radiação solar fornece anualmente para a atmosfera terrestre 1,5 x 1018 kWh de energia, a qual, para além de suportar a vasta maioria das cadeias tróficas, sendo assim o verdadeiro sustentáculo da vida na terra, é a principal responsável pela dinâmica da atmosfera terrestre e pelas características climáticas do planeta.


Mas não faça do sol um inimigo. Aprenda como aproveitar o verão sem estragar a sua saúde. Com a redução da camada de ozônio, os raios ultravioletas irradiados pelo sol atingem a Terra com maior intensidade, agredindo a sua pele e podendo até causar câncer. Para evitar queimaduras e problemas futuros como cancer de pele, faça de alguns cuidados uma rotina.
  • Evite a exposição ao sol das 10 às 16h, quando o sol é mais intenso;
  • Utilize a proteção adequada nos outros horários: chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção (FPS) 15 ou mais. Aplique 30 minutos antes da exposição ao sol e sempre que sair da água.

Mas não se esqueça: o protetor solar não lhe garante segurança total, evite

exageros e muito cuidado com as crianças. Lembre-se de reaplicar o protetor

solar em exposições solares prolongadas.

Qualquer sinal ou mancha na pele, procure o seu dermatologista.

38 comentários:

  1. Muito Interessante!...
    Eu não Sabia Disso! hahaha

    ResponderExcluir
  2. nossa nunca pensei que a castanha do pará fosse radioativa, muuito legal!!!

    ResponderExcluir
  3. a castanha -do-pará é o alimento natural mais radioativo do mundo, concentrando, num cálculo estimado, 1000 vezes mais radiação que o segundo colocado.


    Eu nunca ia imaginar que a castanha-do-pará fosse radioativa...

    Eu sabia que celular tinha radioatividade, mas, não sabia que tinham modelos que transmitiam uma radioatividade menor.
    é realmente muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. Interessante a postagem que fizeram sobre os celulaes.
    Vivemos com a radioatividade colada conosco.

    Rodrigo Santos

    ResponderExcluir
  5. Eu também não sabia sobre a castanha do Pará, achei bastante interessante essa postagem.

    ResponderExcluir
  6. filipe
    Apesar da radioatividade encontrada na castanha-do-pará ser a maior entre todos os alimentos, não existe nenhuma recomendação especial ou restrição ao seu consumo, sendo até muito recomendada por seu alto valor nutricional.
    nunca imaginária q a castanha do pará era essa bomba radioativa

    ResponderExcluir
  7. Oficialmente, a mais poderosa Bomba detonada foi de 57 Megatons - conhecida como Tsar Bomba - em um teste realizado pela URSS em outubro de 1961. Esta bomba tinha mais de 5 mil vezes o poder explosivo da bomba de Hiroshima, e maior poder explosivo que todas as bombas usadas na II Guerra Mundial somadas (incluindo as 2 bombas nucleares lançadas sobre o Japão).

    ResponderExcluir
  8. Aryadna ; - CASAL CURIE - Casal Curie - continuação
    O casal Curie
    Perfil do casal Pierre e Marie Curie, descobridores do rádio e do polônio.

    Operários da ciência, Pierre e Marie construíram as bases do conhecimento moderno do átomo. Famosos, premiados, reclamavam que não podiam trabalhar tanto quanto queriam.
    Quando se fala em átomo, urânio, radioatividade, a primeira idéia que vem à cabeça é a de uma imensa usina recheada de aparelhos sofisticados. Mas foi num pequeno galpão improvisado em laboratório, mais parecido com um celeiro ou uma estrebaria, que, em dezembro de 1898, o casal francês Pierre e Marie Curie fez uma descoberta que está na base da ciência moderna: o elemento químico a que chamaram radium. Eles trabalhavam com duas panelas em um fogão que esquentava mal e escreviam suas anotações sobre mesas ordinárias de madeira. O lugar, nos fundos da modesta Escola Municipal de Física e Química, em Paris, onde Pierre era professor, tinha sido emprestado pela diretoria. Foi desse trabalho quase primitivo que brotaram dois prêmios Nobel, atribuídos, um, ao casal e, outro, a Marie Curie, já viúva.

    Obtiveram bastantes conquistas durante seus estudos afinco sobre radioatividade durante toda a vida.
    Ambos do casal morreram graças ao contato com a radioatividade, primeiramente Pierre um e bom tempo depois, Marie.
    Nos seus estudos estão descobertas de novos elementos químicos, aplicação da radioatividade na medicina e o princípio da produção de energia nuclear.
    Se tornaram bastante famosos mundialmente e futuramente, já viúva, de tão aplicada nos estudos e com sucesso conheceram figuras notórias como Albert Einstein dentre outros.

    O curie tornou-se a unidade de medida da radioatividade. Com a saúde minada e quase cega, Marie morreria aos 66 anos, em 1934, vítima de leucemia provável conseqüência de anos de manipulação de substâncias radioativas. Um ano a mais de vida e ela teria tido a alegria de ver a filha Irène e o genro Frédéric Joliotambos físicos e formados à sombra da velha dama receberem o terceiro Prêmio Nobel (de Química) da família Curie.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Muito importante esta observação quanto aos celulares.

    Consumidores fazem muito alarde por conta de futilidades, vide IPhone, e se esquecem de características muito mais importantes, como a segurança .

    ResponderExcluir
  11. Pode parecer até parecer estranho, mas durante o início do século XX logo após Marie Curie ter descoberto a radiação, as pessoas acreditavam que radiação fazia bem pra saúde ! A imaginação das pessoas do início dos anos 1900s se encantou com a radioatividade e considerava que essa nova forma de energia tinha propriedades curativas, energizantes, renovadoras, afrodisíacas etc…


    Como não podia deixar de acontecer quando um produto cai no gosto popular, logo surgiram os mais diversos produtos radioativos à venda:

    “Cosméticos Tho-radia : Embeleza porque cura” – “Fórmula do doutor Alfred Curie”

    Radium Nutex Camisinhas radioativas ! - Isso mesmo camisinhas radioativas… Felizmente naquele tempo os preservativos não eram tão populares

    Compressa radioativa “Alívio mágico para constipação, gota, reumatismo, ciática, tosse e qualquer tipo de dor”

    O anúncio da compressa radioativa incluía os dizeres “100% natural” pois continha Radio puro não refinado – Muito mais saudável assim …



    Comprimidos homeopáticos de Urânio ! Serve para tudo, use durante a vida toda !


    Sorvete de Urânio pela Sowflake company!

    Não existem registros da cor ou do sabor desse sorvete, não que o sabor ou a cor sejam realmente importantes para um sorvete radioativo…

    ResponderExcluir
  12. CURIOSIDADE - O QUE É RADIOATIVIDADE?
    ja falaram um pouco desse assunto, mas achei interessante esse conhecimento, por isso postarei:
    - Radioatividade nada mais é do que o decaimento de núcleos maiores em núcleos menores com liberações de partículas , chamadas Alpha, Beta e Raios Gama.
    Alpha- Partícula de menor radioatividade da qual é liberada do núcleo 2 particulas de nêutrons e 2 de prótons semelhantes ao elemento Hélio.
    Beta - Elétron liberado de um nêutron que se transforma em um próton, aumentando o número atômico do elemento radioativo que sofre decaimento
    Raios Gama - é uma onda eletromagnética altamente energética (baixíssimo comprimento de onda) que é essencial para a existência de vida como as daqui da Terra, também é a causadora do câncer pelo seu poder de destruir ou modificar núcleos.

    ResponderExcluir
  13. - bom, não é uma coisa muita longa, mas quero saber quem já parou pra analisar , por que o nome radioatividade?! vou responder essa perguntinha que aposto que todos estão curiosos pra saber!!!

    - Por que o nome radioatividade?
    Por causa que o primeiro elemento radioativo estudado com afinco foi o rádio. Em homenagem a este elemento e suas '' atividades'' deram o nome de RADIOATIVIDADE.

    ResponderExcluir
  14. Na verdade eu já tinha ouvido dizer que na castanha-do-pará existia radiação! Mesmo assim achei muito interessante a postagem... Enquanto aos celulares não restava dúvidas, creio que todos já sabiam, pois já ocorreram vários casos com celulares... Celular explodir quando a pessoa recebe a ligação, etc...
    Tem até um video que eu achei sobre a radiação do celular, vejam eu achei muito interessante!
    http://www.youtube.com/watch?v=xbdpqd8z7EA

    ResponderExcluir
  15. Sobre aparelhos de celular emitirem radiação maléfica ao organismo, é absolutamente verdade. Assisti no ano passado a uma defesa de dissertação justamente sobre este tema, e depois a uma palestra por um dos membros da banca também sobre isto.
    Por fim, eu não uso mais aparelho celular. Ou melhor, até uso, mas o levo sempre desligado, e só o aciono quando preciso fazer uma ligação ou estou para receber alguma. Eu, como qualquer cara em minha idade, tinha o hábito de levá-lo ligado no bolso das calças… eh, bien… Acho meio assustador levar algo que emite radiação comprovadamente mutagênica tão próximo de meus… ahn… minhas glândulas reprodutivas. Gônadas e toda a patota inclusa!

    ResponderExcluir
  16. Poxa... Castanha do pará radioativo, acho q "ninguem" imaginaria.

    ResponderExcluir
  17. humm a castanha é a mais saborosas e mais nutitivas das castanhas, interessante e tambem eu nao sabia que ela fazia parte da radiativo
    muito interessante mesmo

    ResponderExcluir
  18. A bomba atômica é uma arma cuja energia liberada tem o poder de destruir uma cidade. Neste tipo de bomba os núcleos dos átomos de urânio ou plutônio são bombardeados por nêutrons, separando os átomos em outros dois de menor massa. Nesse processo de fissão nuclear libera outros nêutrons que irão bombardear outros núcleos desencadeando uma reação em cadeia. A energia liberada neste processo é imensamente grande.

    ResponderExcluir
  19. http://www.youtube.com/watch?v=ZDOZX9GaeO0
    este video eu achei na youtube.sobre bombas atomicas.achei interesante e resolvi divugar aq no blog.

    ResponderExcluir
  20. Gente castanha-do-pará inacreditável!
    nunca imaginaria uma coisa dessas...
    Bastante interessante Levi amei essa novidade!

    ResponderExcluir
  21. A bomba atâmica não foi um simples fato mas sim um marco na historia,um fato que todos se lembrarão,fatos que serao lembrados no futuro

    ResponderExcluir
  22. Foi um desastre..Como pessoas podem ter coragem de fazer tal ato de crueldade.
    O que os Estados Unidos ganhou com isso?Será que eles não tiveram pena ou consiencia de quantas pessoas morreram ou morreriam com essa bomba.

    ResponderExcluir
  23. Nem me passava na cabeça, sequer, que algum alimento possui algum tipo de radiotividade...
    Interessante!

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Importante saber que a castanha-do-pará tão deliciosa e tão nutritiva fosse radioativa, nunca imaginei isso.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Incrível como nos queremos tanto um celular,e muitas pessoas não sabem que isso atrai tanta radioatividade e que pode prejudicar a nossa vida, muitas pessoas quando quebram o celular jogam em qualquer lugar, sem pensar nas consequencias que aquilo pode nos trazer agora ou no futuro.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Não são somente os celulares que são perigosos quanto a emissão de microondas, mas as baterias dos notebooks também emitem radiação. A mania de colocar o aparelho sobre o colo é totalmente desaconselhável, pelo mesmo motivo da exposição dos órgãos e ossos a radiação. A prática de exibir os aparelhos em qualquer lugar e acessar a internet comodamente sentado com o aparelho no colo, é perigosíssimo. A bateria dos notebooks são maiores e mais nocivas que dos pequenos celulares."

    Samara Andrade

    ResponderExcluir
  30. - hahaha , por isso que eu insisto pra minha maãe comprar microondas e ela não quer, meu pai já tinha me explicado isso , mas esqueçi ;), valeu por me lembrar.

    ResponderExcluir
  31. eu tenho a mania muito grande de durmir com celular do lado por causa do despertador e colocar celular pra carregar emcima do microondas, mais foi meu tio que me alertou sobre isso. Além disso prejudica muito a bateria do celular. Achei legal lembrar disso, e tomarei mais cuidado :)

    ResponderExcluir
  32. NOSSA eu nem imaginava tbm!!durmo com celular do meu lado e ainda boto pra carregar perto do microondas!!

    ResponderExcluir
  33. Curiosidades sobre Celulares Radioativos .

    Os celulares em estudo são os portáteis que têm a antena embutida que fica perto do ouvido durante a conversação telefônica, a pequena distância entre a antena e a cabeça pode ser responsável por tumores na cabeça.
    É possível que o telefone celular produza tumores cerebrais, perda de memória, hemorragia nasal, náusea, dificuldades psicológicas e outros problemas de saúde.
    Ao contrário dos adultos, as crianças têm mais riscos por terem um crânio mais fino, cabeça pequena e o sistema nervoso ainda em desenvolvimento.

    Welluma Rocha .

    ResponderExcluir
  34. A radiação sola pode provocar Câncer de Pele dos tipos :

    *Radiação Ultravioleta (UV)

    A radiação UV faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento. Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.
    A radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB (os raios UVC não atingem a Terra):

    *Radiação UVA

    Maior parte do espectro ultra violeta, a radiação UVA possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horários. Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Tem importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer. O UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.

    *Radiação UVB

    Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre 10 e 16 horas quando a intensidade dos raios atinge seu máximo. Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. É a principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.


    Carine Larissa Reis, Luma Adriele Melo e
    Welluma Rocha .

    ResponderExcluir
  35. Fadna
    Os filtros solares são produtos capazes de proteger nossa pele dos raios ultravioleta evitando assim o fotoenvelhecimento e o desenvolvimento de câncer de pele. Eu uso protetor solar dias sem sol é aconselhado a utilização de filtros solares pois cerca de 80% dos raios solares conseguem penetrar na Terra mesmo em dias nublados, o que nos obriga a nos proteger o ano todo. Acho q todos deveriam segir meu concelho e ultilizar o protetor solar e protejer nossa pele e a nos mesmos....

    ResponderExcluir
  36. poxa n sabia q a bombas atômicas podia prejudicar sa pessoas.
    Apesar de prejudicar as pessoas na hora ainda deixa rastros prejudicando mais tarde...
    e as radiações solares podiam penetrar na terra msmo em dias nublados.

    ueverton souza

    ResponderExcluir
  37. bom eu gostei muito de todas as postagem mais a que eu gostei mais foi sobre castanha-do-pará não acumula ou irradia mais do que os níveis aos quais estamos expostos no nosso dia-a-dia eu achei muito interesante

    ResponderExcluir
  38. adorei as postagens.
    eu achei mais interessante falando da castanha-do-pará nem se passava na minha cabeça que ela era radioativa.

    ResponderExcluir