sábado, 31 de outubro de 2009

Acidentes Radioativos

-Acidente Chernobyl-

O pior acidente nuclear se deu no dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear Chernobil, na Ucrânia. O acidente foi escondido pelo governo sovietico da comunidade mundial e só descoberto quando os altos niveis de radiação foram detectados em outros países.

O acidente produziu uma nuvem radioativa que atingiu toda a URSS, Europa Oriental, Reino Unido e Escandinávia. Grandes áreas foram contaminadas principalmente na Ucrânia e em Bielorrússia (Belarus), o que levou no reassentamento e na evacuação de extimadamente 200 mil pessoas. Bielorrússia foi a mais atingida, pois cerca de 60% de radioatividade caiu em suas terras.

É extremamente dificil informar a quantidade exata de pessoas que morreram devido ao acidente, a ONU divulgou um relatorio em 2005 que atribuiu 56 mortes e uma estimativa de cerca de 4000 pessoas que possivelmente morreriam no futuro por doenças relacionadas aos eventos de Chernobil.

Dentre as causas do acidente destaca-se a pouca instrução aos operadores, defeitos em reatores, a rejeição a manifestações decorrente à falta de informação, a falta de comunicação correta entre os escritórios de segurança e os operadores além do desligamento de aparelhos de segurança dos reatores, o que aos olhos da segurança era expressamente proibido (salvo em mau funcionamento).

Após várias negociações internacionais com o governo da Ucrânia, conseguiram desativar a usina que tanto mal provocara aos ucranianos que pelas redondezas viviam.


Esse vídeo é muito bom porque, mostra algumas imagens sobre o acidente.


Por : Levi Murici


-O césio-137 e o Acidente Nuclear de Goiânia-


Antes de setembro de 1987, a idéia de um acidente nuclear em território brasileiro era uma possibilidade remota envolvendo, no máximo, especulações pessimistas sobre as usinas de Angras dos Reis, no Rio de Janeiro ou, talvez, o IPEN, Instituto de Pesquisas de Energia Nuclear da Universidade de São Paulo, onde existe um pequeno reator atômico destinado a pesquisas.

A surpresa e tragédia vieram de lugar e modo completamente inesperados. Quando explodiram as manchetes relatando casos de morte por envenenamento radiativo, dezenas de casos confirmados de contaminação e outros milhares sob suspeita, todas as atenções se voltaram para Goiânia.

A discreta capital de Goiás, no centro do Brasil, colocava em evidência o protagonista daquele episódio, uma cápsula violada de césio 137, que, negligentemente abandonada, indevidamente removida, imprudentemente aberta e inadvertidamente manipulada, espalhou o terror entre uma população que nem desconfiava da existência de tal risco tão próximo de seus lares.

No abalo causado pelas quatro mortes e dezenas de vítimas graves, o césio 137 passou a ser visto como um perigoso assassino, por conta de uma desastrosa sucessão de erros que levou à remoção daquele estranho material de belo brilho azulado da segurança de seu invólucro de chumbo, onde foi enclausurado para cumprir a missão de ajudar a salvar vidas, não tirá-las.


Por: Levi Murici


7 comentários:

  1. O acidente de Goiânia envolveu uma contaminação radioativa, isto é, existência de material radioativo em
    lugares onde não deveria estar presente.
    Nesse tipo de fonte, o césio-137 fica encapsulado, na forma de um sal, semelhante ao sal
    de cozinha, e “guardado” em um recipiente de chumbo, usado como uma blindagem contra as radiações.
    Após vários anos de uso, a fonte foi desativada, isto é, não foi mais utilizada, embora sua atividade radioativa
    ainda fosse muito elevada, não sendo permissível a abertura do invólucro e o manuseio da fonte sem
    cuidados especiais. Por isso o acidente ocorreu resumindo pela igenuidade das pessoas e para isso serve os meios de comunicação como esse blog alertar pessoas...

    ResponderExcluir
  2. Esse caso de Goiânia foi bastante interessante pra quem teve o prazer de assistir,eu assisstir a alguns anos atrás eu não me lembro bem quando...
    o que sei é que quase 18 anos depois as vítimas do acidente ainda esperam por justiça...
    Se fosse um resíduo comum,que não trouxesse tantos maleficios, até se poderia relevar o ato do abandono. Mas não. O descaso, a irresponsabilidade e a falta de
    fiscalização das atividades envolvendo uso de material radioativo no
    Brasil abriram, daquela vez em diante, uma ferida eterna para a sociedade
    de Goiânia e para toda a sociedade brasileira. pessoas morreram dias depois que
    a cápsula foi acidentalmente aberta e 297 foram diretamente contaminadas.
    E ainda a casos de deformações mesmo com esse tempo todo!

    ResponderExcluir
  3. Que este terrível acidente fique gravado na memória de todos e que sirva de exemplo para que o homem procure outras formas de energia limpas e renováveis, que não ofereçam riscos nem para o nosso planeta e nem mesmo para o próprio homem.

    ResponderExcluir
  4. Esse acidente foi uma catástrofe. Como eles deixaram uma cápsula radioativa tão exposta mesmo sabendo do perigo que oferecia a toda sociedade?assite a reportagem falando deste acidente, e considero uma negligência dos responsáveis pelo produto. Atraídos pela curiosidade e não sabendo dos malefícios que a cápcula radioativa traria as pessoas tiveram contato com o recipiente.A cápsula que brilhava no escuro e que era tão bonita causou a morte de várias pessoas e deixou muitas outras com sequelas. Achei esse tópico muito importante, serve de exemplo para muitas pessoas que acham que tudo que reluz é ouro.

    ResponderExcluir
  5. concordo com anmados e acho que a educação é primordial não só para criar futuros cidadãos, mas tambem para combater a ignorancia (no sentido de não saber de algo)...

    ResponderExcluir
  6. O acidente foi uma das maiores tragedias brasileiras . Este acidente foi causado devido a um aparelho de radioterapia que deveria ser descartado , por não ser mais utilizado e nem reaproveitado.Tornando assim , um meio de pessoas contaminadas devido a falta de informação sobre a radiação.

    Luma Adriele Melo

    ResponderExcluir
  7. Realmente foi um acontecimento triste para o mundo.Em que alem de matar acabou afetando pessoas com a sua grande radioatividade

    ResponderExcluir